Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Radicais querem exterminar a presença cristã no norte do Mali

Em primeiro de setembro, foram retomadas as conversações de paz sobre o futuro do norte do Mali entre o governo e os principais grupos armados Tuareg. Por quase um ano, em 2012, grupos islâmicos armados governaram a região, proibindo a prática de outras religiões, profanando e saqueando igrejas e outros locais de culto.

Milhares de pessoas fugiram da ocupação e acharam refúgio no sul do país ou em países vizinhos como Níger e Burkina Fasso. Em 11 de janeiro de 2013, tropas francesas se movimentaram para retomar o controle da região, após militantes tentaram avançar mais para o sul. O restabelecimento da segurança levou tempo e precisou de uma reconstrução em massa, enquanto muitas pessoas desabrigadas voltavam para casa. Enquanto o governo e organizações internacionais, incluindo a UNESCO, empreenderem a reconstrução da infraestrutura destruída, especialmente os monumentos antigos e os mausoléus, os cristãos do Mali dizem que sua perda não está sendo considerada. 

O Dr. Mohamed Ibrahim Yattara é o presidente da Igreja Batista, presente principalmente no norte do Mali. Ele expressa seus sentimentos ao World Watch Monitor.

WWW: Qual a sua reação à reconstrução dos esforços empreendidos no norte do Mali, quando esta, como você diz, não inclui o dano causado às igrejas durante a ocupação dos jihadistas?

MIY: Não compreendemos porque uma agência da ONU pode reconstruir mausoléus, que ainda são usados como mesquitas, onde as pessoas vão para orar, enquanto que, quando se trata de igrejas, nada é feito, a despeito de todos os nossos esforços para sensibilizar o governo e as organizações internacionais. 

WWW: Isso significa que, no final, vocês terão de depender de seus próprios meios?

MIY: De fato, isso é o que sempre temos feito. Historicamente, as igrejas foram construídas pelos cidadãos nacionais. Mas esperávamos que, devido às circunstâncias particulares da situação pós-conflito, nosso governo e a comunidade internacional poderiam nos ajudar no esforço de reconstrução. Mas, se esse apoio não vier de fora, continuaremos a fazer o que fizemos no passado: depender de nossos próprios recursos. 

WWW: Vocês realmente têm essa capacidade?

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


MIY: Na verdade, em relação à atual situação de pós-conflito, não temos meios de empreender projetos de reconstrução. Somente podemos depender da generosidade de pessoas de boa vontade para caminharem conosco nesses esforços de reconstrução.  

WWW: Qual a real extensão dos danos causados às igrejas?

MIY: Nós nos engajamos no processo de avaliação que visa estimar a escala dos danos. Mas já sabemos que a perda sofrida pelos cristãos do norte atinge centenas de milhões. Perdemos a maioria dos prédios, mas também veículos e outros objetos de valor inestimável. As igrejas estão em ruínas: Gao, Niafounké, Hombori e outras cidades ocupadas pelos jihadistas. Em Tumbuktu, por exemplo, além dos prédios, nosso ‘Projeto Água’ estabelecido ao longo de 20 anos, e que custou bilhões, não está mais operacional porque todo o material foi roubado. Isso se constitui em um duro golpe na população, a maior beneficiária desse projeto. 

Temos o sentimento de que fundamentalistas queriam exterminar qualquer traço do cristianismo no norte do Mali. Mas Deus, em sua bondade, não permitiu tal possibilidade. A Igreja ainda está lá e a maioria dos cristãos voltou, embora em condições muito difíceis, sem assistência externa ou recursos financeiros necessários em tais circunstâncias. E, a despeito de tal adversidade, temos o direito de exercer livremente nossa fé e estamos firmemente compromissados em fazer isso acontecer.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/09/radicais_querem_exterminar_cristaos_norte_Mali


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Lucinho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Marco Feliciano
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Aline Barros
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Rose Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Nivea Soares
Cantora Lea Mendonça
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil