Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Presídios são focos de doenças, diz Ministério da Saúde

Os presídios brasileiros são enormes bolsões de doenças infectocontagiosas e o avanço da tuberculose preocupa o Ministério da Saúde. As doenças não ficam restritas aos muros dos estabelecimentos penais. São levadas à sociedade pelos servidores penitenciários e a partir das visitas íntimas. A afirmação, divulgada pela Agência Brasil, é da coordenadora técnica da Saúde no Sistema Penitenciário do Ministério da Saúde, Maria Cristina Fernandes, e deve levar os capelães penitenciários a refletir sobre suas ações no interior das unidades por dois motivos. O primeiro é para o aprimoramento de seu atendimento, que deve levar em conta as necessidades integrais das pessoas que estão naquele contexto, incluindo a defesa do direito a atendimento médico e a cobrança da direção da penitenciária pela implementação de programas de prevenção a doenças. O segundo motivo é a saúde do próprio capelão e o cuidado para que não leve alguma doença pra fora dali através de contágio.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Segundo a especialista do Ministério da Saúde, as principais doenças verificadas nos presídios do país são a tuberculose, as doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites e dermatoses. “A sociedade tem uma idéia de que a doença está reclusa. As pessoas estão confinadas, a doença não”, diz.

As doenças infectocontagiosas, segundo a coordenadora, saem dos presídios pelo contingente de cerca de 200 mil servidores prisionais, que têm contato direto com a população carcerária. “São funcionários que passam oito horas no serviço e voltam à sua comunidade. Além disso, temos as visitas íntimas”, lembra.

Dentre as doenças, a tuberculose é a que mais preocupa o ministério pela sua incidência. O ministério, porém, não tem ainda fechado o número de casos de tuberculose e de outras doenças no sistema penitenciário nacional.“Várias doenças preocupam, mas a questão da tuberculose é séria em todo o Brasil. Nos presídios que temos equipes de saúde atuando, observamos uma prevalência alta, bem maior do que na população livre”, diz Cristina Fernandes.

De acordo com a coordenadora, não há como falar em controle da tuberculose na sociedade em geral se nada for feito nos presídios. E relata a dificuldade de se tratar um interno com a doença. “O paciente é tratado e depois retorna à cela, dividindo o mesmo espaço com diversos outros presos, usando apenas uma máscara de proteção. Não separam o doente”.

Segundo Cristina Fernandes, o grande desafio das equipes de saúde que atuam nos presídios é fazer os exames médicos quando da entrada de novos detentos. Ou, ainda, quando o preso vem de uma outra unidade prisional, que ele leve seu prontuário médico para que possa ser dado continuidade ao tratamento. “É muito grande a mobilidade de presos no sistema penal, como também de doenças”.

Segundo o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne, a situação da saúde tanto nos presídios masculinos como nos femininos apresenta “alguma gravidade”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/autoridades-sao-suspeitas-de-envolvimento-em-ataques-brutais.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Márcio Valadão
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo César Augusto
Missionário RR Soares
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes