Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

EUA omite Uzbequistão da lista de violadores da liberdade religiosa

O Uzbequistão ficou fora da lista elaborada pelos Estados Unidos que relaciona os estados considerados sérios violadores da liberdade religiosa, apesar dos apelos feitos por um grupo de direitos humanos para incluí-lo na lista.

A administração de Bush disse que o Departamento de Estado decidiu deixar a lista dos piores agressores intocável quando publicou seu relatório no dia 8, abrindo os estados nomeados para possíveis sanções.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Vietnã, Myanmar, China, Coréia do Norte, Irã, Arábia Saudita, Sudão e Eritréia serão designados de novo como "Países de preocupação específica", segundo os oficiais do Departamento.

Encarando uma grande pressão do Congresso, o Departamento de Estado manteve o Vietnã na lista, apesar de ter alcançado um acordo com Hanói neste ano. O acordo foi sobre como o estado comunista poderia melhorar os direitos religiosos.

O Departamento de Estado ignorou uma recomendação feita pela Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos, uma agência do governo, que pediu a inclusão do Uzbequistão devido à deterioração de seus registros.

O Uzbequistão, um ex-estado soviético, providenciou uma ajuda importante para as forças americanas operarem no vizinho Afeganistão desde a invasão de 2001, para expulsar o Taliban. O Uzbequistão permitiu que os EUA usassem uma base aérea para transportar homens e equipamentos.

Mas, depois que Washington criticou o presidente Islam Karimov por usar a força para conter a revolta na região de Andizhan, em maio, Islam deu às tropas dos EUA seis meses para desmontar seu acampamento e sair.

Em um sinal de tensão nas relações, na semana passada os Estados Unidos fez uma dura repreensão ao governo uzbeque pela prisão do líder da oposição Sanjar Umarov, e exigiu saber mais sobre o caso do dissidente e seu quadro clínico.

Muçulmanos presos

Michael Cromartie, o chefe da Comissão de Liberdade Religiosa, disse que milhares de muçulmanos foram presos nos últimos anos, no Uzbequistão, por causa de sua fé. "Acreditamos que deveriam ter feito do Uzbequistão um 'País de preocupação específica'," ele disse através de um porta-voz.

Grupos de direitos humanos dizem que a administração de Bush tinha uma justificativa clara para incluir o Uzbequistão na lista depois dos assassinatos em Andizhan, que levou a União Européia - mas não os Estados Unidos - a impor sanções.

O governo uzbeque nega perseguir os muçulmanos por causa da fé. Na verdade, ele os acusa de serem extremistas que querem estabelecer as regras islâmicas no país.

Um oficial americano disse que o Departamento de Estado não incluiu o Uzbequistão porque poderia parecer uma retaliação pela expulsão da base. "Pareceria um ato político", disse o oficial, que pediu para não ser nomeado.

Um outro disse que o governo dos EUA acredita que indicar o Uzbequistão poderia ser contraproducente, já que a administração de Bush procura persuadir o governo uzbeque a melhorar seus registros.

"Para manter a integridade do processo, você deve fazer um julgamento honesto, não estar preocupado com outros critérios", disse Tom Malinowski do Human Rights Watch (Observador dos Direitos Humanos). "Nem em sonhos o Uzbequistão não é um lugar onde se respeita a liberdade religiosa".

Felix Corley, do Forum 18, um grupo cristão que relata os direitos no Uzbequistão, disse que a intolerância religiosa apenas fomentou os militantes que apóiam o governo. "De forma deliberada ou não, o governo tem dirigido as pessoas às causas dos extremistas", ele disse.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/11/noticia2196/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Yossef Akiva
Pastor Lucinho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes