Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Concorrência da ciência acirra mercado religioso

As religiões neopentecostais ganharam terreno no Brasil nos últimos anos, mas o que pode estar por trás disso são as estratégias agressivas de persuasão de algumas de suas igrejas. No entanto, o que alimenta a necessidade de “marketing da fé” pode ser um dos maiores concorrentes de todas as religiões: a ciência.

A análise é do sociólogo Antônio Flávio Pierucci, da Universidade de São Paulo (USP), que apresentou nesta terça-feira (10/9) a conferência “Novos números sobre as religiões no Brasil”, na 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Belém.

Segundo Pierucci, as religiões mostram uma forte concorrência entre elas e os evangélicos estão ganhando terreno, mas a aceleração desse crescimento está se atenuando. As principais razões: as privações exigidas pelas religiões e os avanços da medicina.

“O hedonismo – isto é, a busca de prazeres – e a ciência, sobretudo as áreas ligadas à saúde, são os principais adversários das religiões como um todo. A adesão às religiões está chegando num teto”, disse Pierucci à Agência FAPESP.

Para o professor, o marketing religioso explica a expansão evangélica, mas que já está chegando ao limite. “É difícil convencer as pessoas de que devem abdicar dos prazeres da vida. Além disso, quando você sente uma dor no peito no meio da madrugada, acaba indo ao médico e não ao templo”, disse.

Para fazer a análise, que ainda não tem data para publicação, Pierucci comparou dados sobre religião do Censo de 2000 e dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2003, com projeção para 2007, ambos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o professor, entre 2000 e 2007, a porcentagem de católicos no Brasil se manteve a mesma: quase 74%. Enquanto isso, a porcentagem de evangélicos cresceu de 15,4% para quase 18%. No mesmo período, a porcentagem dos “sem-religião” foi reduzida de 7,2% para 5,4%.

“Esse dado me surpreendeu muito. Os que se declaram sem religião vinham aumentando desde a década de 1980 até o fim da seguinte. Aparentemente, muitos deles passaram à fé evangélica pentecostal. É uma pena, pois geralmente a adesão às religiões está ligada aos insucessos na vida”, destacou.

A redução do número de “sem-religião” se deveria à estratégia agressiva de divulgação e persuasão de algumas igrejas pentecostais, segundo Pierucci. “A religião, para sobreviver, percebe que não pode competir com a ciência. Por isso, ela acirra suas estratégias de persuasão e tenta fazer marketing de si mesma. Com isso, apenas as religiões mais agressivas em termos de proselitismo conseguem ganhar mais fiéis”, disse.

Os evangélicos ganharam espaço em relação aos católicos, de acordo com o professor, porque cada novo fiel se sente como um “missionário enviado para tirar seus semelhantes do mal”.

“Os evangélicos vão à luta. As religiões protestantes, da mesma forma que o islamismo, são as maiores predadoras de rebanhos de outras crenças. Mas nas igrejas protestantes tradicionais esse ímpeto se atenuou com o tempo. Os pentecostais, no entanto, estão em pleno esforço de marketing religioso. São religiões muito pró-ativas”, afirmou Pierucci.

O crescimento evangélico não impede o enfraquecimento das religiões, de acordo com o sociólogo. “Hoje, o excesso de marketing religioso é em si mesmo uma demonstração de que a religião não anda tão bem das pernas.”

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Segundo Pierucci, uma pesquisa feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil identificou que muitos dos indivíduos que dizem não ter religião não estão querendo dizer que são ateus. Boa parte diz que não tem religião por falta de tempo, por não poder se dedicar, e isso explicaria as oscilações entre os sem-religião.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/concorrencia-da-ciencia-acirra-mercado-religioso.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Ingrid Duque
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Ministério Renascer Praise
Cantora Lea Mendonça
Ministério Diante do Trono
Cantor Fernandinho
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum