Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Católicos invocam mais a Maria do que a Jesus, diz articulista de jornal, sobre divergências teológicas com evangélicos

Uma das principais fontes de debate e divergência teológica entre católicos e protestantes é o status de intermediadora dado pela igreja romana a Maria, mãe de Jesus. Para católicos, a virgem foi arrebatada aos céus em carne e osso, e intercede pelos seguidores; Para protestantes, Maria é uma importante e admirada figura bíblica.

Aldo Pereira, 80 anos, colaborador da Folha de S. Paulo, publicou um artigo sobre o assunto, e fez comparações entre as posturas adotadas por católicos e protestantes a respeito do tema.

Seu texto se inicia com uma constatação: no terço católico há “106 invocações mântricas de Maria (duas em cada ave-maria), mais uma referência na salve-rainha e outra no credo”, e cita que em comparação, o mesmo terço “menciona o nome de Jesus 55 vezes: uma em cada ave-maria, uma no credo e outra na salve-rainha” e “invoca Deus uma única vez, no pai-nosso”.

Pereira diz que o ponto de discórdia está na adoração à mãe de Jesus: “Protestantes veneram Maria (até muçulmanos a reverenciam), mas reprovam ‘mariolatria’. Como outros não-católicos, objetam que a Bíblia não menciona Assunção”, escreveu, referindo-se à crença de que ela teria sido arrebatada. “[Os protestantes] condenam como fetichismo idólatra o enlevo do papa ao beijar imagem esculpida de Maria em Aparecida no mês passado”, afirma.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Citando dados históricos da Igreja Católica, Pereira afirma que a ênfase dada à mãe de Jesus surgiu de uma busca do Vaticano por tornar a religião simpática a outros povos não cristãos: “Maria pode ter ganhado proeminência hagiográfica a partir do século 4 por facilitar a conversão de pagãos mediante incorporação sincrética de elementos de outros credos no cristianismo, e vice-versa. Muitos pagãos cultuavam deusas-mães”, contextualiza. “Representações de Ísis amamentando Horus bebê inspirariam madonas lactantes na pintura renascentista”, exemplifica o colaborador da Folha.

Ele encaminha seu texto dizendo que os “teólogos protestantes argumentam que o clero católico confere status de divindades menores a Maria e outros santos (quase 8.000) quando lhes atribui milagres”, e que a “deificação de Maria […] viola o preceito monoteísta das religiões abraâmicas”. O colaborador ainda menciona que a resposta dos católicos a tais críticas é que eles “reverenciam Maria como santa, mas não a adoram como deusa”.

Outro ponto de divergência teológica está na virgindade da mãe de Jesus, diz Pereira: “A Bíblia faz menção explícita a irmãos de Jesus. Mateus 13:55-56 e Marcos 6:3 nomeiam quatro, enquanto Mateus 12:46, Marcos 3:32 e Atos 1:14 referem outros. Segundo Mateus 1:18-25, José não ‘conheceu’ Maria antes de ela ter tido o primeiro filho, o que sugere que ele a ‘conheceu’ depois”. O colaborador no entanto, pondera que “para a Igreja [Católica], tal entendimento configura audaciosa blasfêmia, pois o Primeiro Concílio de Latrão (649) reafirmou a virgindade de Maria ‘ante partum’, ‘in partu’ e ‘post partum’. ‘Irmãos’ de Jesus? A apologética assegura haver aí mera referência figurada a ‘primos’ ou ‘parentes’”, conclui Aldo Pereira.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/catolicos-invocam-maria-jesus-articulista-jornal-59556.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Abílio Santana
Missionário RR Soares
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastora Helena Tannure
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Missionário David Miranda
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus