Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tribunal Egípcio condena jovem cristão por "Insultar o Islã"

Em uma clara demonstração de parcialidade para com os muçulmanos que não são processados por crimes contra o cristianismo, tribunal egípcio condenou  um adolescente cristão copta a três anos de prisão por supostamente insultar o Islam

Gamal Abdou Massoud, 17, nega as acusações. O tribunal alegou que ele postou desenhos animados na sua conta do Facebook em dezembro, zombando da religião islâmica e de seu profeta, Maomé. O tribunal também afirmou que ele distribuiu os desenhos para outros estudantes.

Após o incidente vir à tona, os muçulmanos de Assuit, onde mora Massoud, se revoltaram. Eles incendiaram sua casa e pelo menos outras cinco propriedades de cristãos em várias aldeias de Assuit. Massoud e sua família abandonaram a aldeia em que viviam. Não foi confirmado se eles foram expulsos da aldeia, se sairam por medo, ou porque não tinham mais uma casa.

A sentença foi considerada significativa, não só porque viola as cláusulas de livre expressão da Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU, da qual o Egito é signatário, mas também mostra uma outra realidade na qual a justiça é executada de forma desigual e parcial entre muçulmanos e cristãos no Egito. A condenação mostra também que os direitos da minoria cristã no Egito são respeitados somente quando os interesses islâmicos não estão envolvidos.

Quando muçulmanos publicam imagens que violam as leis egípcias de insulto ao cristianismo, muitas vezes o cumprimento dessas leis é ignorado, disse um cristão copta. Mas quando os cristãos são acusados de violar as mesmas leis em relação ao Islã, afirma ele, são punidos com todo o rigor da lei.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O Tribunal também considerou Massoud culpado por incitar tumultos. Nenhum dos responsávis por queimar as casas foi punido.

Samia Sidhom, editora chefe do jornal Watani no Cairo, disse que a condenação foi um exemplo claro de parcialidade. Quando os advogados coptas levam casos ao tribunal, de discursos inflamados transmitidos publicamente por líderes islâmicos ou do governo contra o cristianismo, a Bíblia ou os cristãos, as acusações "são simplesmente ignoradas", há casos que se arrastam por anos sem nenhum resultado.

"Eles nunca obtém quaisquer tipos de sentença", disse Sidhom.

A sentença de três anos de prisão foi a pena máxima que Massoud poderia ter recebido.

Sidhom também pede atenção sobre a veracidade das acusações. Ela disse que seus repórteres não encontraram evidências de que Massoud tinha sequer uma página no Facebook, afirmando que ele é "quase um leigo em computador."

Este é o terceiro caso de grande repercussão de "insulto ao islã" levado a julgamento contra cristãos coptas no Egito, no periodo de um mês. Recentemente, um tribunal do Cairo recusou-se a investigar uma acusação contra Naguib Sawaris, um copta e magnata das telecomunicações, que foi acusado de insultar o islã ao colocar um desenho da Minnie Mouse com um véu em seu Facebook, uma satíra sobre como ficaria o Egito se os islamitas assumirem o poder político no país.

Logo depois,  um grupo de advogados muçulmanos vetaram um pedido de um cristão copta chamado, Makram Diab, a um tribunal para a redução da pena de seis anos  de prisão imposta contra ele por ter insultado o Islã. Um muçulmano Salafista apresentou queixa contra ele após uma discussão. Os Salafistas* afirmam praticar o Islã das três primeiras gerações depois de Maomé, isto é, um Islã puro e livre da infleuência de outras culturas não islâmicas.

Condenado seis dias depois que as autoridades o prenderam, Diab não obteve permissão de ter um advogado de defesa  presente em sua audiência.

*O salafismo (do árabe سلفي, salafÄ«, "predecessores" ou "primeiras gerações") é um movimento reformista islâmico que surgiu no Egito, no final do século XIX dentro do que podemos referir como período de renascimento cultural árabe. Seu intuito é trazer à sociedade atual as práticas e princípios do Islã desde seus tempos mais antigos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/04/1500298/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Marco Feliciano
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Alda Célia
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Voz da Verdade
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento