Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Não existe diálogo com Boko Haram, diz pastor nigeriano

Ayo Oritsejafor, pastor e presidente nacional da Associação Cristã da Nigéria, declarou à imprensa local que não há possibilidade de negociação com extremistas do Islã enquanto o sangue de inocentes continuar a ser derramado. Declarada oficialmente como uma nação islâmica, desde o início desse ano, a Nigéria tem sido palco de uma série de ataques contra famílias cristãs que vivem no país

Na última quarta-feira (22), o presidente nacional da Associação Cristã da Nigéria (CAN, sigla em inglês), pastor Ayo Oritsejafor, afirmou que não há base de diálogo entre o Governo Federal e a temida seita Boko Haram e repreendeu o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mohammed Nurudeen, por categorizar a Nigéria como nação islâmica, de maioria cristã, no mundo. 

O presidente da CAN falou com jornalistas em Akure, capital do Estado de Ondo, após reunião da associação do Conselho Executivo Nacional (NEC) e disse que a única condição de conversa é que Boko Haram pare imediatamente os ataques aos cristãos. O pastor defendeu ainda que seria errado que o governo tentasse qualquer negociação com os extremistas enquanto a morte de inocentes continuasse a acontecer. 

Em suas declarações à imprensa, disse: “O diálogo faz parte da vida, não chegaremos a lugar algum sem conversarmos. A guerra não pode resolver o problema, por isso deve existir base para negociações pacíficas. Porém, estou um pouco confuso sobre o diálogo que está sendo discutido. Antes que possamos falar em diálogo, tem de haver regras. Pessoas estão morrendo todos os dias, como resultado dos ataques do Boko Haram; mas o governo federal está optando por diálogo somente, isso é muito intrigante para mim”, disse.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

"Boko Haram nunca escondeu suas exigências para que a paz reine na Nigéria. Membros radicais intimaram o presidente cristão Goodluck Jonathan para que renunciasse ou aceitasse o Islã como sua religião. O grupo se baseia em um fundamentalismo religioso que não condiz com a Constituição da Nigéria. A questão não é que alguns são contra o diálogo, mas sim, se houver diálogo com os insurgentes, Boko Haram deve primeiro suspender suas ações de violência. Desde o início, todo o conceito está errado”, completou. 

O presidente alertou, no entanto, que esforços devem ser feitos para que ataques do grupo contra a população cheguem ao fim. Para ele, uma vez que é evidente que os radicais acreditam e agem baseados em uma ideologia religiosa extrema, há a necessidade de uma mudança na orientação dos membros do grupo. Isso, segundo Oritsejafor, poderia ser feito por líderes árabes que estão pregando e ensinando em várias mesquitas em todo o norte do país.

“Há um problema causado pela ideologia de alguns pregadores que ensinam ideias contra a unidade do país. A situação poderia ser amenizada se líderes relevantes ligassem para os xeques e imames respeitados pelos membros do Boko Haram e lhes pedisse para falar aos extremistas sobre a importância da paz e do progresso da nação", argumentou. 

Oritsejafor também sugeriu apoio militar, dizendo que as agências de segurança do país devem trocar informações sobre ameaças e sugeriu que a formação e treinamento dos profissionais para que estes possam combater os terroristas no país. 

País islâmico de maioria cristã

Ao citar depoimentos dos membros da Organização dos Países Islâmicos pela Nigéria, Ayo Oritsejafor se mostrou preocupado com a afirmação do ministro que considerou a Nigéria como uma nação islâmica. Segundo o pastor, tal colocação não é correta.

Ele explicou que nunca houve um censo da população em que muçulmanos e cristãos fossem declarados no país. Oritsejafor expressou decepção com a afirmação, dizendo que o ministro deve explicar aos nigerianos a fonte de sua informação.

“Eu não estou falando contra os muçulmanos, mas esses extremistas estão difamando a religião muçulmana, então algo deve ser feito, devem ser estabelecidas condições antes de o governo dialogar com eles”, defendeu.

Atualizações sobre o caso

Segundo a agência de notícias AngolaPress, na mesma quarta-feira (22), governadores de 19 Estados do Norte da Nigéria instalaram uma Comissão de Reconciliação, Paz e Segurança, em Abuja, a fim de abrir o diálogo com grupos identificados como provocadores da violência na região, dentre os quais, o extremista Boko Haram. O relatório com os resultados da comissão ainda não foi divulgado. 

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/08/1681857/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Lucinho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Mariano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Carvalho Junior
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes