Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Gigantes, templos evangélicos ganham arquitetura de grife

Igrejas investem em São Paulo em construções suntuosas e modernas, com o uso de vidro, metal e granito.

Quem transita diariamente pela Avenida Celso Garcia, importante corredor de ônibus que leva a população da zona leste de São Paulo para o centro, é surpreendido pelo edifício espelhado de cerca de 40 metros de altura, em meio aos prédios degradados do Brás. Será um hospital ou escritório? Não há placa indicativa, mas se trata da sede da Assembléia de Deus Ministério Madureira, denominação evangélica que possui 1.000 congregações no Estado.

O templo terá capacidade para 5 mil pessoas, distribuídas em nave central e galeria. A construção de vidro, granito e metal aparente será inaugurada dia 15 de novembro. O surgimento de igrejas monumentais em grandes cidades brasileiras é um fenômeno recente que surpreende especialistas. Em Niterói (RJ), o conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer prevê uma Catedral Batista.

'Os protestantes sempre desconfiaram da estética como canal de evangelização', afirma o cientista social Edin Sued Abumanssur, que defendeu tese de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sobre o tema. O trabalho rendeu o livro As Moradas de Deus (Editora Cristã Novo Século, 200 páginas, 2005). 'Isso está ligado à prosperidade do rebanho, que ascendeu na pirâmide social', diz.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A Assembléia Madureira não está sozinha nem mesmo na região onde foi construída. Em frente, fica a catedral da Igreja Universal do Reino de Deus, em estilo neoclássico com destaque aos vitrais. A Universal comprou terrenos vizinhos e anunciou planos de ampliar a igreja, que tem capacidade para cerca de 4 mil pessoas.

A poucas quadras dali, na Radial Leste, perto do Viaduto Bresser, a construtora Incosul, uma das maiores de São Paulo, escava os três subsolos da futura sede da Assembléia de Deus Ministério Belém, denominação com cerca de 2.000 congregações em São Paulo.

O futuro edifício, também espelhado, terá capacidade para 7 mil lugares. O pastor e engenheiro Wilson Pereira da Costa, responsável pela obra, conta que a idéia de erguer o prédio surgiu com o crescimento da Assembléia Belém. 'Fomos obrigados a dividir os eventos porque não tínhamos um espaço para reunir a todos', diz.

O pastor não desmente, porém, que a edificação de vidro de 46 metros de altura foi projetada para marcar a presença da igreja na entrada da principal via de acesso à zona leste. 'A intenção sempre será chamar a atenção da população para a adoração a Deus, mas, no prédio, a preocupação foi a funcionalidade e o conforto das pessoas que irão freqüentá-lo.'

A dimensão gigante do projeto – 600 vagas de garagem e tanque com capacidade para 2 mil batismos diários, por exemplo – está relacionada ao tamanho da denominação na cidade. 'Os materiais usados serão simples, mas isso não quer dizer descuido. Lemos na Bíblia a preocupação de Salomão na construção do templo que guardava a arca do tesouro', afirma.

Não há previsão para a conclusão da obra, tocada há dois anos conforme o volume de oferta dos fiéis. Custo é assunto interno da igreja. Até o momento, 20% do edifício já foi construído. O terreno onde está localizado foi comprado há oito anos da fábrica Tapetes Bandeirantes.

As novas igrejas não são construções simples. Para o arquiteto e professor de Arquitetura Paulo Bastos, a teologia e os valores das denominações acabam impressos nas paredes. Responsável pela reforma da Catedral da Sé, Bastos foi contratado para projetar o Museu da História Presbiteriana, no Alto de Pinheiros, zona oeste, que também terá serviços religiosos disponíveis à população.

'Os presbiterianos são diferentes neste aspecto, porque têm larga tradição cultural, de apego à música clássica', considera. 'O problema é a feição mercadológica que alguns desses templos têm, a escala desumana, uma coisa dos novos ricos da religião', diz Bastos.

CIDADE UNIVERSITÁRIA

No caso dos presbiterianos, o projeto bem poderia ocupar a Cidade Universitária que não destoaria dos prédios modernistas de concreto. Localizado na entrada do Alto de Pinheiros, o futuro museu-igreja terá um terço do terreno gramado e auditório para cerca de 1.800 pessoas. 'Será uma edificação muito vista', adianta Bastos.

Os estilos arquitetônicos e a demonstração de poder é o que mais chama a atenção dos acadêmicos. Segundo o sociólogo evangélico Gedeon Alencar, diretor do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (Icec), a construção de megatemplos está restrita às denominações que praticam a centralização do caixa de ofertas. 'E nisso entra o aspecto negativo de que, enquanto a sede é rica, a congregação de periferia continua alugando garagens e outros tipos de imóvel de má qualidade.'

Migrante nordestino, Alencar é espectador privilegiado da mudança de tempos e dos templos evangélicos. O pai construía de forma voluntária congregações da Assembléia de Deus em Crateús, interior do Ceará. 'Com certeza há um empoderamento (sic) do membro da igreja, que se sente importante em um prédio desses. Como se dissesse: 'Na minha casa não tem mármore, mas na minha igreja tem'.'

NIEMEYER

A Catedral Batista projetada por Oscar Niemeyer em Niterói ainda não saiu do papel. A igreja é uma das construções do Caminho Niemeyer, conjunto arquitetônico idealizado em 1997, meses depois da inauguração do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da cidade. Depois de Brasília, seria o maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer. O caminho ocupa uma área de 72 mil metros quadrados às margens da Baía de Guanabara e de outros pontos da orla de Niterói. O templo batista não será a única construção religiosa do projeto, que terá também a Catedral Católica.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/gigantes-templos-evangelicos-ganham-arquitetura-de-grife.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastor Julio Ribeiro
Bispo Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Benny Hinn
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Helena Tannure
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Abílio Santana
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Renascer Praise
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão