Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Programa pretende aproximar líderes cristãos e muçulmanos

Muitos líderes religiosos cristãos ficaram preocupados quando foram designados por suas igrejas para passar a noite em internatos e casas de muçulmanos de Ambon, Ilhas Molucas.

Eles ainda são perseguidos pelas assustadoras imagens de quando a área foi sacudida por conflitos religiosos em 1999. A violência, que perdurou até 2002, deixou milhares de muçulmanos e cristãos mortos, e outros milhares foram obrigados a fugir de suas casas.

A Igreja Protestante Moluca (GPM, sigla em bahasa) instruiu 40 líderes a passarem a noite em outras comunidades religiosas. Isso faz parte do chamado programa de pernoite, criado pelo sínodo da GPM, que visa aumentar a aptidão deles como liderança.

Como parte do programa, os participantes ficam em internatos islâmicos, monastérios católicos e casas de muçulmanos.

Traumatizados pelo conflito, alguns sugeriram ao sínodo que o período de convívio fosse da manhã até o começo da noite.

Entretanto, o pastor Jacky Manuputty e o clérigo muçulmano Ustad Abidin Wakano, do Conselho Inter-religioso Moluca, que começou o programa, convenceram os participantes de que ficar com uma comunidade de outra religião era algo que eles não deviam mais temer.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


É inútil falar sobre pluralismo, ganhar confiança e manter diálogos inter-religiosos se nos falta segurança para quebrar as barreiras da diferença religiosa", disse Jacky.

Quando a condição em Ambon voltou ao normal, as pessoas apenas interagiam em lugares públicos. Elas nunca haviam experimentado a sensação de passar a noite na casa de pessoas de outra fé. Iniciamos o programa de pernoite para quebrar o gelo e acabar com a sensação de suspeitas", ele disse.

Entretanto, depois de passar a noite em uma casa muçulmana ou católica, os líderes não ficaram satisfeitos.

Uma noite é muito curta e não é o suficiente", disse o pastor Douglas Aponno, que dormiu no internato de Ahuru, liderado por H. Thaib.

Ele disse que, a princípio, se sentiu inseguro porque durante o conflito, Ahuru foi palco de batalhas ferozes, nas quais mais de 500 casas e templos foram destruídos em incêndios.

Ele disse que imaginava coisas estranhas sobre o internato antes de ir para lá, mas no momento em que pôs os pés na escola e conversou com as pessoas do lugar, ele sentiu uma atmosfera cordial e seu senso de desconfiança desapareceu.

Desejo de diálogo

Wenno, a pastora que ficou na casa da ativista muçulmana Mariam Sangadji, em Kebun Cengkih, Batumerah, estava preocupada no começo porque Batumerah é uma área dominada por muçulmanos.

Mas ela se acalmou quando soube que Mariam tinha muitos amigos cristãos que frequentemente a visitavam.

Mariam tem um bom relacionamento com muitos ativistas cristãos. A atmosfera agradável na casa dela me acalmou", ela comentou.

Os clérigos que ficaram na comunidade muçulmana disseram que os muçulmanos de Ambon têm o mesmo desejo de dialogar com a comunidade cristã. Eles convidaram os líderes a ficar com eles de novo.

O líder do sínodo da GPM, João Ruhulessin, disse que os líderes religiosos têm um papel importante na relação entre as religiões.

Ele disse que mantém uma boa relação com o líder do Conselho de Ulemás Indonésios em Ambon e com o bispo da diocese de Amboina, mas sente que diálogos fundamentais ainda são limitados.

João ficou impressionado com as tentativas dos clérigos em construir um contato direto com as comunidades cristãs e muçulmanas. Ele espera essa experiência seja usada para trazer o diálogo ao nível congregacional.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/03/noticia3432/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Lucinho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Missionário RR Soares
Pastor Benny Hinn
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Voz da Verdade
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Banda Oficina G3
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil