Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

O sofrimento dos cristãos sudaneses

Quando tinha sete anos de idade, Francis Bok, um cristão do sul do Sudão, foi capturado e vendido como escravo por invasores árabes. Bok passaria os próximos dez anos como escravo antes de fugir.

Eventualmente, com a ajuda de grupos cristãos, ele emigrou para os Estados Unidos onde tem se dedicado a contar sua história e o sofrimento dos outros cristãos sudaneses. Agora ele conta uma versão atualizada do conto, no qual o final ainda está para ser escrito.

A história diz respeito a um referendo marcado para 09 de janeiro de 2011. Naquele dia, o povo do sul votará para se manter parte do Sudão. Mesmo que o resultado da eleição tivesse sido positivo, o que não foi, ainda haveria razão para temer o que acontece depois da votação.

Guerra Civil

Um funcionário do governo deu a entender que o governo "não irá reconhecer" os resultados do referendo. O motivo é que o Movimento de Libertação do povo do Sudão (tradução livre) não cumpriu as suas obrigações no acordo de 2005 que pôs fim a uma guerra civil de 22 anos.

A guerra matou pelo menos 2 milhões de pessoas no sul e obrigou outros 4 milhões a fugir de suas casas. Seguiu-se uma tentativa de impor a Lei Sharia sobre os cristãos do Sudão e animistas. Aqueles que não foram mortos ou se tornaram refugiados eram muitas vezes, como Francis, escravizados.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Tendo em conta esta história fatalista, é esperado que os sulistas votem pela independência, e que o governo sudanês os deixe ir. Não que este tenha mudado sua atitude em relação à população cristã, mas porque estão vivendo em cima de reservas de petróleo do país.

Essa é a verdadeira razão de Khartoum (a capital) não reconhecer os resultados: Se o sul se tornar independente, levará a economia do país com ele.

O governo sudanês já provou, tanto no sul e mais recentemente em Darfur, que está disposto a repetidamente cometer crimes contra a humanidade para conseguir o que quer. O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, já foi acusado de genocídio e crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional.

Preocupação Internacional

Francis tem cruzado o país alertando o público sobre a probabilidade de haver grande violência logo após o referendo de 09 de janeiro. E ele não está sozinho: a secretária de Estado Norte Americano, Hillary Clinton chama o Sudão de “uma bomba-relógio."

A declaração de Dennis Blair, diretor Nacional de Inteligência foi preocupante. Ele disse ao Congresso que o sul do Sudão era o mais provável candidato para "um assassinato em massa ou genocídio novo."

Apesar da retórica, Francis diz que ele e seus compatriotas estão preocupados, e tem razão, pois, a única maneira de os Estados Unidos protegerem os sudaneses é deixar claro que ficar parado e não fazer nada é inaceitável.

Fonte: www.portasabertas.org.br/noticias/2010/12/noticia6720/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Claudio Duarte
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Billy Graham
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastora Helena Tannure

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Nivea Soares
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil