Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Governo chinês quer maior controle sobre notícias

O rígido controle do governo chinês sobre a imprensa deve se tornar ainda maior: um projeto de lei propõe multas que variam de 50 mil a 100 mil iuans (de 6.250 a 12.500 dólares) para quem publicar reportagens não-autorizadas sobre emergências. A multa poderá ser aplicada não apenas aos veículos locais, mas também a órgãos da mídia internacional, incluindo as agências de Hong Kong.

O comunicado foi feito por Wang Yongqing, vice-diretor do Gabinete do Conselho Estadual de Assuntos Legislativos. Wang Yongqing disse que a lei é apenas um meio de combater o jornalismo irresponsável, que espalha notícias mentirosas e causa "graves conseqüências sociais".

O Congresso Nacional do Povo está debatendo o projeto de lei, que pode entrar em vigor no próximo ano. O projeto proíbe a mídia de publicar notícias sobre "situações de emergência" sem primeiro ouvir opiniões dos líderes locais. A lista de emergências relacionadas pela lei inclui: desastres naturais, risco de saúde pública e "crises sociais envolvendo segurança", entre as quais estão os confrontos entre camponeses e a polícia.

O acelerado desenvolvimento econômico das últimas décadas tem em sua origem muitas revoltas sociais, as quais estão sempre se multiplicando; e vários desastres ecológicos, fontes de preocupação para o povo e de muito motivo para criticar o governo.

Sem dúvida, a lei tem o objetivo de colocar um freio nas notícias sensacionalistas, mas arrisca produzir um obscurecimento nas informações. O governo chinês, por tradição, procura sempre diminuir a importância das crises.

Perseguição é "segredo de Estado"

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Li Datong, ex-editor do suplemento "Bingdian" - demitido por ser muito franco em suas investigações e liberal em suas interpretações - disse ao "South China Morning Post": "Todos sabemos que a primeira resposta do governo a uma emergência pública é mentir. Por exemplo, no começo, eles negaram, durante cinco meses, que havia uma epidemia de SARS , Quando eles cortaram o fornecimento de água em Harbin, depois do derramamento de químicos no rio Shongua, primeiro, eles alegaram que estavam apenas fazendo reparos na tubulação".

A China já possui outras leis que protegem os chamados "segredos de Estado" que prescrevem longas penas para quem os publica na mídia. Notícias sobre a perseguição religiosa estão listadas entre esses "segredos".

Mesmo a internet tem sido cada vez mais monitorada. Recentemente, Cai Wu, um porta-voz do governo, disse que o governo queria começar a censurar "informações prejudiciais" difundidas pelos blogs. Há um planejamento para registrar todos os blogs e sites em que os chineses possam conversar on-line. Existem pelos menos 60 milhões de blogs na China.

Ao mesmo tempo, a censura de sites de busca continua, bloqueando palavras e expressões como democracia, Tibete, Taiwan e perseguição religiosa. Recentemente, alguns jovens digitaram o endereço eletrônico do AsiaNews (normalmente bloqueado) em um cyber café em Pequim. A página aparecia por 30 segundos e então desaparecia. Para ler um parágrafo de uma notícia foi necessário continuar digitando o endereço eletrônico. Em pouco tempo, dois policiais apareceram para examinar o local.

Muitos observadores dizem que o empenho da China em censurar a internet é praticamente inútil: muitos chineses possuem programas que possibilitam driblar os filtros da web.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/07/noticia2774/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Aluizio Silva
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Yossef Akiva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Bispo Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Damares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Rose Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil