Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Arqueólogo afirma ter achado primeiro altar do povo judeu na Terra Prometida

Zvi Koenigsberg não é um arqueólogo com formação acadêmica, mas testemunhou uma das mais descobertas do último século: o primeiro altar construído pelos hebreus na Terra Prometida. A estrutura retangular de nove por sete metros está no alto do antigo monte Ebal.

No início dos anos 1980, ele e Adam Zertal, que na época era um estudante de arqueologia, queriam divulgar ao mundo o que acharam no alto do monte hoje chamado de Jebel Eslamiyeh, situado na parte norte da Cisjordânia, próxima da cidade bíblica de Siquém, atualmente a cidade palestina de Nablus.

Zertal, que faleceu em 2015, havia descoberto as ruínas e conseguiu escavá-las, mesmo enfrentando barreiras por estarem em território da Autoridade Palestina. Conhecido como El-Burnat, “o chapéu”, em árabe, o monte de pedras fica em um anfiteatro natural, 880 metros acima do nível do mar, e 60 metros abaixo do cume do monte.

A estrutura foi erguida com pedras “não trabalhadas”. Suas paredes internas foram projetadas para que as pessoas pudessem andar em cima da estrutura. Uma rampa de sete metros, com inclinação de 22 graus, leva até o topo da estrutura. Existia uma grande quantidade de cacos de cerâmica ao redor das ruínas. Eles datam do mesmo período: o início da Idade do Ferro, aproximadamente no ano 1250 a.C. Tudo isso está em harmonia com a descrição de Deuteronômio 27:4-5.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Embora Zertal acreditasse que a Bíblia era recheada de “mitos”, Koenigsberg, que é judeu praticante, apontou que aquela estrutura se assemelhava com a descrição do altar do Segundo Templo em Jerusalém. Ele inclusive apresentou ao colega um antigo livro rabínico, que continha um desenho quase idêntico ao esboço feito por Zertal.
Outros aspectos da escavação confirmavam que este era o local de um altar judaico.

Entre as pedras havia vestígios de uma grande quantidade de cinzas e mais de 3.000 ossos de animais. Um estudo mostrou que os ossos haviam sido queimados pelo fogo, sendo de gado, ovelhas e cabras com cerca de um ano de idade. Isso mostra que seriam de animais sacrificados de acordo com a lei levítica. Toda a estrutura foi destruída propositalmente por volta de 1140 a.C., quando o tabernáculo estava em Siló, ao sul do monte.

Batalha acadêmica

As descobertas de Zertal foram contestadas por outros arqueólogos mais experientes e ele se tornou uma figura rejeitada no mundo acadêmico.

“Tivemos embates difíceis com acadêmicos que se recusaram a aceitar que ele havia encontrado o altar da época de Josué”, lembra Kroenigsberg. Foram oito anos de escavações e Zertal morreu sem ter seu trabalho reconhecido.
O Dr. Yitzhaki Paz, arqueólogo-chefe da Autoridade de Antiguidades de Israel, recusou-se a reconhecer o trabalho de Zertal.

“Há uma hipótese de que essas ruínas sejam a base de uma torre de guarda. Em qualquer caso, a arqueologia não é uma ciência exata, e não há como provar 100% a conexão entre este sítio arqueológico e o altar edificado por Josué”, declarou.

No artigo científico em que publicou suas descobertas, na revista Biblical Archaeology Review, a mais respeitada no segmento, Zertal assegurava que esse não era apenas um antigo altar israelita, mas um descrito em detalhes duas vezes na Bíblia [Dt 27:4-5 e Js 8: 30-31].”

Falando ao Breaking Israel News, Koenigsberg diz ser incompreensível porque, mesmo depois de tantos anos, outros arqueólogos se negam a ver o óbvio e sequer realizam suas próprias escavações no local para apontar o que seria aquela estrutura.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/arqueologo-afirma-ter-achado-primeiro-altar-do-povo-judeu-na-terra-prometida/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Claudio Duarte
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Billy Graham
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastora Helena Tannure

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Nivea Soares
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil